-
Arquitetos: Feilden Clegg Bradley Studios ; Feilden Clegg Bradley Studios
- Ano: 2015
-
Fotografias:Tim Crocker, Peter Cook
-
Fabricantes: Glulam Solutions, Jennings Organs, Ooma Design, QSP construction, Vastern Timber Company
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Monastério Stanbrook é o novo lar para o Convento Nossa Senhora da Consolação, uma comunidade beneditina de freiras que dedicam sua vida ao estudo, trabalho e oração.
A relocalização de sua antiga casa vitoriana em Worcestershire, é uma maneira contemplativa dos espaços que requerem ser simples, tranquilos e charmosos, ou como elas dizem em sua breve visão: um lugar onde as freiras possam sempre orar.
Situado no Parque Nacional North York Moors, o novo terreno foi escolhido pelas freiras por sua "especial qualidade de silêncio e luz", o que lhes proporciona um entorno tranquilo para sua contemplativa vida e vistas de longo alcance sobre o vale de York.
O projeto foi concluído em duas fases:
1) Finalizada em 2009, incluiu 26 novas habitações privadas para as freiras na parte sul do terreno, instalações de cozinha, refeitório e salas de trabalho;
2) Finalizada em 2015, consistiu na construção da nova igreja, capela, sala capitular e espaços para hóspedes.
O uso de uma delicada paleta de materiais e soluções estruturais inovadoras criou um conjunto de espaços que são inspiradores em suas conexões visuais para a paisagem circundante e simples em seus detalhes práticos.
Devido ao pleno aproveitamento da luz natural e vistas, o monastério se relaciona com a paisagem circundante. O requerimento das freiras também pedia um monastério moderno, econômico e ecologicamente sensível no projeto.